segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
STJ: Projetos do STJ na Era Virtual recebem Prêmio TI & Governo
Dois projetos desenvolvidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) foram contemplados com o Prêmio TI & Governo, que tem por objetivo divulgar as melhores iniciativas de governo eletrônico no Brasil. Os projetos “Implantação do Processo Eletrônico – STJ na Era Virtual” e “i-STJ Tribunais – Compartilhando Caminhos para a Justiça na Era Virtual” foram classificados nas categorias e-Administração Pública, e-Serviços Públicos e e-Democracia. Foram avaliados critérios como caráter inovador, relevância social e envolvimento de recursos humanos.
“Esse prêmio representa o reconhecimento para todo o Tribunal, não só para a área de Tecnologia da Informação, e dá uma certificação de qualidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos anos“, destacou o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do STJ, Francisco Ricardo de Góis Lima.
Ambas as propostas premiadas fazem parte do projeto estratégico “STJ na Era Virtual”, responsável pela informatização processual, iniciado em dezembro de 2008. O i-STJ diz respeito à integração do STJ com os demais tribunais do país. “O STJ está integrado a todos os tribunais de justiça, tribunais regionais federais e ao Conselho da Justiça Federal. Nós criamos uma solução de escaneamento e envio de informações e instalamos nesses tribunais todos”, explicou o secretário.
Além disso, foi criado o Serviço de Atendimento aos Tribunais Integrados (SATI). Em razão dessa força e abrangência, o iSTJ foi inscrito como um projeto à parte, apesar de ser uma das vertentes do “STJ na Era Virtual”. Já o projeto “Implantação do Processo Eletrônico” diz respeito à tramitação interna dos processos e ao acesso do jurisdicionado à página do Tribunal da Cidadania na internet.
Referência
Essa não é a primeira vez que o “STJ na Era Virtual” é contemplado. Em agosto de 2010, o projeto foi premiado na IX Edição do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico – e-Gov 2010. A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação também recebe visitas de representantes de outros tribunais e firma acordos de cooperação para troca de experiências na área do processo eletrônico.
“Já recebemos até visitas de outros países – Cuba, Eslováquia, França, Espanha. Nós também visitamos esses países para estreitar os laços e implantar nossa metodologia”, afirmou o secretário.
Os projetos do STJ contemplados com o prêmio serão publicados no Anuário TI & Governo 2011, lançado pela Plano Editorial, que premia anualmente as iniciativas com as quais uma instituição melhora os serviços prestados pelo governo à sociedade.
Foto: Para o secretário Francisco Ricardo de Góis Lima, o prêmio é uma “certificação de qualidade”.
Coordenadoria de Editoria e Imprensa
Fonte: STJ Notícias
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário